Tipos de Painéis

Qual a diferença entre outdoor, frontlight, backlight, painel luminoso, empena e triedro?

A nomenclatura utilizada pelo meio publicitário para definir algumas estruturas de mídia externa constantemente causa confusão.
Vamos tentar tornar esta diferenciação o mais simples e fácil possível.


Outdoor
Mídia externa que fica à margem de ruas e rodovias, tem formato 9m x 3m e veiculação por meio de bi-semana. Os materiais mais comumente utilizados são: papel e lona. Também são usados apliques em madeira.

Frontlight
O frontlight é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona com a propaganda impressa. A iluminação da arte é externa e frontal. Os tamanhos padrão são 6m x 3m e 3,5m x 5,5m, mas outros formatos também são utilizados.

Backlight
O backlight é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por trás da lona. Um bom exemplo de backlight são os anúncios de pontos de ônibus, mas estes usam papel alta alvura 150gm² em impressão 4/3 cores.

Painel Luminoso
São painéis instalados em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa "X". São comumente utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não comercializados como mídia tradicional. Usualmente possuem estruturas padrão backlight, mas podem ser encontrados com frontlights. Em fachadas também é muito comum a utilização de letras caixa com iluminação direcionada ou com LED por baixo das letras.

Empenas
As empenas são grandes estruturas para a veiculação de propagandas em paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios. Ou seja são anúncios muito grandes mesmo. Antigamente eram pintadas à mão, mas atualmente tem suas artes impressas em lonas e são iluminadas frontalmente. Em algumas cidades as empenas são proibidas para não aumentar a poluição visual.

Triedro
O triedro é um painel com iluminação frontal composto por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos por um mecanismo automatizado. Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo. A desvantagem do triedro é o surgimento de pequenas aberturas entre as peças que podem atrapalhar a leitura da comunicação. Com o avanço da tecnologia os triedos estão sendo substituídos pelos painéis eletrônicos.
Rua Alexandre Herculano, 197 - 18º andar
Gonzaga – Santos/SP - CEP 11050-031
(13) 3219-3427
midiamarsantos@midiamarsantos.com.br
comercial@midiamarsantos.com.br

Desenvolvido por InWeb Internet